domingo, 27 de junho de 2010

Mariana Perez
3° A






Estratificação Social




A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.

A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.



São três os principais tipo de estratificação social:

• Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

• Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);

• Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.

Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:

• Oportunidade de trabalho

• Cultura / lazer

• Acesso aos meios de informação

• Acesso à educação

• Gênero (homem / mulher)

• Raça e/ou etnia

• Religião

• Economia (rico / pobre)

• Origem geográfica (jus soli)

• Dialecto / diferenças fonetico-linguisticas



O sistema de castas é uma das formas específicas de organização social em muitos lugares e tempos. No mundo antigo, temos uma série de exemplos da organização em castas (Grécia, China, Índia, etc.). Mas é na índia que, temos a expressão mais acabada desse sistema. Desde há muito, a Índia se organizou em um sistema de castas, em que a hierarquização se dá com base na hereditariedade e nas profissões. Esse sistema é muito rígido e fechado.

Pode-se esquematizar a estratificação social indiana pela

seguinte pirâmide social de casta:

• Brâmanes, sacerdotes e mestres da erudição sacra. A eles compete preservar a ordem social sob a orientação divina.

Acesso aos meios de informação

• Xátrias, guerreiros que formam a aristocracia militar; entre eles estão governantes de origem principesca, que têm a função de proteger a ordem social e o sagrado saber.

• Váixás, a terceira grande casta, são os comerciantes, os artesãos, os camponeses Economia (rico / pobre)

• Sudras executam os trabalhos manuais e as ocupações servis de toda espécie e constituem a casta mais baixa; é seu dever servir pacificamente às três castas superiores.

• Parías (abaixo da pirâmide social), grupo de miseráveis, sem direito a quaisquer privilégios, sem profissão definida e que só inspiram asco e repugnância às demais castas; vivem da piedade alheia; por serem considerados impuros, não podem banhar-se no rio Ganges (o que é permitido às outras castas), nem ler os Vedas, que são os livros Sagrados dos hindus.
Perguntas de Filosofia


Professora: Vanja



2º Bimestre – 3º ano A



Mariana Perez



1. Qual a origem do conceito de cidadania e para que é designada ?

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.



2.O que é democracia e aonde acontece a distinção mais importante?

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, forma mais usual. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta").



3. Quais são as três razões de dificuldade de se precisar consensualmente o conceito de Liberalismo?

A Primeira é “a história do liberalismo acha-se intimamente vinculada à história da democracia”, a tal ponto, que é difícil separar “o que existe de democrático e o que existe de liberal nas atuais democracias liberais”, porque, de fato, segundo a teoria política, o liberalismo é o critério que distingue as democracias liberais das suas outras formas não-liberais (populista, plebiscitária, totalitária); a segunda é o liberalismo manifesta-se em tempos e espaços bastante diversos, o que dificulta a possibilidade de situá-lo num plano sincrônico e pontuar “o momento liberal capaz de unificar histórias diferentes”; e a terceira e por fim, não obstante o modelo liberal inglês ter-se sobressaído em relação ao modelo derivado da Revolução Francesa, não podemos falar de uma “história-difusão” do Liberalismo, em razão das especificidades estruturais, culturais e sociais com as quais o Liberalismo deparou-se em cada sociedade.



4. O que se refere-se o socialismo?

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.



5. Quais são os Partidos socialistas lusófonos no Brasil?

Partido da Causa Operária (PCO)

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

Partido dos Trabalhadores (PT)

Partido Popular Socialista (PPS)

Partido Socialista Brasileiro (PSB)

Partido Democrático Trabalhista(PDT)

Mapa (:

2º Bimestre – 3º ano A


Mariana Perez




1. O que é Movimento social?

É uma expressão técnica usada para denominar movimentos feitos por pessoas sociais e pela sociedade. A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados, organizações voltadas para a promoção de interesses morais, éticos e legais.



2. Cite e explique os tipos de estratificação social .

Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder) e

Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.



3. Porque existem estratificação?

A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.



4. Em que area podemos perceber a desigualdade?

Oportunidade de trabalho, cultura / lazer, acesso aos meios de informação, acesso à educação, gênero (homem / mulher), raça e/ou etnia, religião, economia (rico / pobre), origem geográfica (jus soli) e dialecto / diferenças fonetico-linguisticas.



5. Atravez de que a estratificação pode ser feita ?

Castas, Estamentos e Classes.